Lendo “as roubadas” na Itália fiquei impressionada com os relatos das pessoas. Falo isso, pois eu mesma estive na Itália, viajando sozinha, de mochilão e com o Guia do Viajante Independente na Europa e nada de mal me aconteceu. Estive também na Alemanha e na Espanha e nem mesmo nesses países tive problemas. Pelo contrário, foi uma viagem espetacular.
Na Itália, tudo foi maravilhoso, inclusive nos albergues – ostelos – que fiquei, com indicação do guia. Em Roma, Estação Termini, em momento algum fui abordada por atravessadores e olha que eu estava de mochila e com mapa na mão. Fui sozinha atrás de lugar para ficar e me dei super bem. Nos trens, sem nenhuma preocupação – viajei muito de trem, de Stuttgart (Alemanha) a Milano, depois fiquei 15 dias viajando de Milano a Napoli (várias cidades, Verona, Vicenza, Venezia, Firenzi, Roma, Napoli, Sorrento, etc.) Não sofri nenhuma situação constrangedora ou tentativa de furto, roubo, abordadem, etc.
Na Suíça, fronteira com a Itália (no trem que vinha da Alemanha), os policiais italianos revistaram minha mochila e olharam o meu passaporte (procedimento normal, em razão da fronteira entre os países). Tenho ótimas recordações e fico espantada ao ler os relatos das roubadas. Não consigo entender como muitos entram em tantas frias assim!!! Eu viajei sozinha mesmo, sem nenhuma companhia e era a minha primeira viagem. Tudo deu muito certo!
O lance é se programar legal, fazer o roteiro, ter passagens de trem na mão, saber as cidades que se quer conhecer, escolher antecipadamente alguns albergues (não é necessário fazer reserva) e pé no avião, no trem, na estrada, sem medo de ser feliz. Ah! Em Firenzi eu cheguei à noite e o ostelo onde pensava em ficar estava lotado. Resultado: não me apavorei; ao lado tinha uma “pensão”… dormi ali mesmo e bem cedo, no outro dia, já consegui uma vaga no ostelo escolhido. Viajar deve ser o melhor e não o pior. Boa sorte e boa viagem!