Nascido em Aracataca, uma pequena vila da Colômbia, o Nobel de Literatura, Gabriel García Márquez, fez de Cartagena a sua casa. Apaixonado pela “ciudad amurallada”, ambientou lá uma de suas grandes obras: O Amor nos Tempos de Cólera. Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, a paixão de Gabo por Cartagena pode ser compreendida logo de chegada. Trata-se de uma das cidades mais lindas da América.
1 Baluarte de São Francisco
Como Cartagena era uma das cidades mais ricas do Império Espanhol, era necessário defendê-la dos ataques de saqueadores e piratas. Sendo assim, os espanhóis construíram 11km de fortificações ao redor da cidade, o que justifica o fato de Cartagena ser chamada de “Ciudad Amurallada”.
Em uma parte dessa fortificação se encontra o Baluarte de San Francisco, ideal para admirar o incrível pôr do sol nas águas do Caribe. Caso queira acompanhar esse incrível cenário sentado à mesa, tomando uma refrescante cerveja ou o tradicional café colombiano Juan Valdez, é bom chegar cedo para tomar lugar em uma das mesas do Café El Baluarte. O lugar remete à época da colonização espanhola, tanto que ainda possui canhões apontados para o mar.
2 Praia de Bocagrande
Contrastando com a parte histórica de Cartagena, Bocagrande possui hotéis de luxo, edifícios modernos e bares badalados. Muitos afirmam que essa praia é a “Copacabana” da cidade. À noite, uma das ruas mais movimentadas é a Avenida San Martín, onde podem ser encontrados bons restaurantes (no entanto, nada baratos).
3 Puerta del Reloj
Na principal entrada do Centro Histórico uma torre de 30m, com um relógio do século XIX, recebe os visitantes que chegam a Cartagena. A torre possui três arcos em sua base, que dão entrada para o interior da muralha, na Plaza de los Coches. Daqui partem charretes enfeitadas que levam os turistas para os principais pontos turísticos da cidade.
4 Centro Histórico
Quem vai a Cartagena não pode deixar de explorar a cidade a pé. As casas coloridas, as ruas de calçamento estreito, suas edificações antigas, a brisa que sopra no final da tarde e os inúmeros mistérios que Cartagena esconde entre suas fortificações tornam uma simples caminhada pelo Centro Histórico algo inesquecível.
5 Isla del Rosario
Se, por acaso, o viajante cansar de ver as belezas que Cartagena oferece e quiser ver o mar azul-caribe com areia branca, é possível fazer o passeio de um ou dois dias pelo arquipélago Rosário, composto por 27 ilhas. Os barcos saem do porto de Muelle de los Pegasos e os bilhetes podem ser comprados na hora. Os barcos são extremamente rápidos e a viagem leva cerca de 30min.
Os pacotes oferecem viagem de ida e volta até uma das ilhas e ainda uma refeição. Além disso, é possível optar por praticar snorkel antes de atracar e interagir com uma infindável variedade de peixes de diferentes tamanhos e cores. Ao chegar à ilha, o viajante irá se deparar com uma das mais belas paisagens do Caribe e, com certeza, irá entender porque Gabriel García Márquez fez de Cartagena seu lar.