América do NorteBlog

02.09.2015

Como é visitar o Kennedy Space Center

Hoje é um bom dia para irmos para o espaço? | Foto por Daniel Carnielli
Hoje é um bom dia para irmos para o espaço? | Foto por Daniel Carnielli

 

Por Daniel Carnielli

 

São 19 horas de uma sexta-feira qualquer. Cidade: Atlanta, Geórgia. Destino: NASA. Localização: Cabo Canaveral, Flórida.

 

A Agência NASA (National Aeronautic and Space Administration) sempre foi alvo de uma profunda admiração em crianças de minha geração. Não poderia ser diferente comigo. Já não me lembro quantas vezes sonhei em ser um astronauta ou, de alguma forma, participar de uma missão especial.

 

Neste dia qualquer, ainda não será uma viagem interplanetária que me aguarda, mas mal contenho a ansiedade em saber que essa jornada, longa, me levará ao quartel general da NASA, o Kennedy Space Center.

 

Atrações do Visitor Complex | Foto por Daniel Carnielli
Atrações do Visitor Complex | Foto por Daniel Carnielli

 

Peguei o carro e revisei os mapas para memorizar o caminho que liga Atlanta até Orlando. Telefonei para um site de hotéis e fiz a reserva mais barata da minha vida! Isso porque nos Estados Unidos é comum ter ainda mais descontos por telefone do que os preços, já com descontos, que estão nos sites. Pronto, caí na estrada.

 

No volante de um veículo confortável com rádio por satélite, percorri o caminho restringido apenas pelo limite de velocidade. Cruzei o estado em direção à cidade de Orlando. Após seis horas dirigindo sozinho, cheguei no hotel às 3h da madrugada. Pela primeira vez estou em Orlando, mas a Disney que espere, pois não vim por vocês.

 

Vamos explorar o espaço | Foto por Daniel Carnielli
Vamos explorar o espaço | Foto por Daniel Carnielli

 

Às 8h me levanto. O café da manhã não é bem o que eu imaginava. Um muffin fofo e sem sabor com um chá de café. Mas tudo bem, pagando 24 dólares pela diária de um quarto gigante com banheira e duas camas king… Não era disso que iria reclamar.

 

Quase mais uma hora dirigindo e a empolgação dá lugar à realidade ao atravessar o Rio Banana, o qual separa o continente da ilha de Cabo Canaveral.

 

Bom dia!!! | Foto por Daniel Carnielli
E aí, beleza? | Foto por Daniel Carnielli

 

O John F. Kennedy Space Center foi construído para ser o ponto de decolagem das missões da NASA, desde 1950, e foi deste local que partiu a maior missão tripulada da história através da gigantesca nave Saturn V. O local também sediou todas as viagens das famosas e publicamente acompanhadas missões Apollo. Quem não se lembra da frase que faz referência a missão Apollo 13: “Failure is not an option“?

 

Vale comentar que segundo Gene Kranz, diretor de vôo da NASA e responsável pela tripulação de Apollo 13, a célebre frase nunca foi dita por ele. Na verdade, o que ele realmente disse tinha mais a ver com “Dentre todas as opções que temos, a falha não está sendo considerada”, como quem calmamente avalia as opções disponíveis em uma situação de crise. De qualquer forma, a frase é boa e seu impacto continua válido.

 

O gigante Saturn V | Foto por Daniel Carnielli
O gigante Saturn V | Foto por Daniel Carnielli

 

Em 1995, o Kennedy Space Center inaugurou um anexo destinado a seus visitantes. O Visitor Complex é um museu onde vários artefatos e estudos são apresentados ao público, alguns originais e outros representados por maquetes ou vídeos. É um parque pequeno se comparado aos demais dessa região, mas bem estruturado e muito agradável.

 

O complexo conta com diversas atividades, como simuladores, cinema, pequenas atrações sobre os avanços orgânicos, avanços de materiais, propósitos do homem ao explorar o universo, o mágico museu de foguetes, entre outros.

 

Maquete do Visitor Complex | Foto por Daniel Carnielli
Maquete do Visitor Complex | Foto por Daniel Carnielli

 

Existem várias opções de ingresso para entrada no parque, que variam de acordo com a sazonalidade, então é bom ficar atento antes de adquirir. O meu ingresso dava direito a visita por dois dias, que era minha intenção inicial. Porém, como cheguei cedo no parque e fiquei até o último minuto permitido, não foi necessário que eu voltasse no dia seguinte porque não haveria mais nada a ser visto.

 

Durante a visita temos acesso a muita informação interessante, o que torna o dia muito empolgante, principalmente para os curiosos como eu. O auge do passeio acontece no divertido tour de ônibus que leva o visitante para dentro do complexo principal para conhecer as instalações localizadas na bela ilha de Cabo Canaveral.

 

Seria este o ônibus espacial? | Foto por Daniel Carnielli
Seria este o ônibus espacial? | Foto por Daniel Carnielli

 

A NASA coleciona patentes que são resultados das inovações dos feitos de seus projetos. As invenções e descobertas são fascinantes, mas alguns detalhes saltam aos olhos. Desde a invenção do visor de cristal líquido, até as tecnologias que viabilizaram o wi-fi, aparelhos portáteis wi-fi, materiais mais resistentes e filtros de água. Todos são resultados de pesquisas que, em natureza, buscaram formas de viabilizar a vida dos astronautas fora de seu planeta lar.

 

Dentre as experiências, conhecer ao vivo o caminho pelo qual deslizam os foguetes que saem do prédio em uma velocidade tão baixa, em função do risco de qualquer acidente, me fez imaginar o prazer que seria caminhar ao lado daquele monstro que estaria prestes a ir além de nossas conhecidas fronteiras e ver o que poucos homens já viram. Além de inspirador, o prédio onde os foguetes são construídos, até a sua plataforma, tem a terceira maior metragem cúbica do mundo em um único ambiente.

 

A fábrica dos foguetes | Foto por Daniel Carnielli
A fábrica dos foguetes | Foto por Daniel Carnielli

 

Visitar o museu no qual está a Saturn V também é uma experiência inesquecível. Toda a imponência daquela nave não passa despercebida por ninguém. Minha dica: vale muito a pena assistir ao filme que apresenta em 3D, de uma forma cronologicamente documentada, as belíssimas fotos tiradas pelo nosso robótico explorador aposentado Rubble.

 

| Foto por Daniel Carnielli
O museu Saturn V | Foto por Daniel Carnielli

 

A noite chega e eu me despeço caminhando pelo Rocket Garden imaginando uma vida onde os problemas cotidianos perdem significado diante da grandeza do universo. Neste cemitério de foguetes observo o lindo entardecer de um dia especial na ilha de Cabo Canaveral.

 

Enquanto caminho dentre aqueles foguetes, e até posso tocá-los, fico pensando o que cada um significou para o conhecimento que temos hoje sobre o universo. É uma sensação diferente dos demais locais históricos onde já estive, pois, de alguma forma, a história escrita por eles ainda não terminou. Ainda há muito a ser aprendido com tudo que já foi explorado.

 

Kennedy Space Center | Foto por Daniel Carnielli
Kennedy Space Center | Foto por Daniel Carnielli

 

Revisão de texto: Lais Tellini (MTB 65307SP)

Compartilhe por aí

Sobre o autor

Rolar para cima