Foto por Volokin Yevgeny/Reuters
Uma estátua de Vladimir Lênin em Odessa, na Ucrânia, foi adaptada para a versão de uma figura atual bastante conhecida – Darth Vader, o icônico personagem dos filmes Star Wars. A mudança, que pode soar como brincadeira de antemão, na verdade está pautada numa recente decisão do governo ucraniano de “descomunizar” o país, o que inclui modificações em nomes de ruas e em estátuas.
O casaco do revolucionário russo foi transformado em capa e o seu rosto coberto pela famosa máscara; o capacete de Vader, feito de titânio, foi convertido em um roteador de wi-fi. Segundo Alexander Milov, o artista responsável pela repaginação da estátua, a intenção foi tirar Lênin de vista e substituí-lo por uma referência pop, que parece ser mais duradoura do que o ideal soviético.
A intenção do artista é criar um parque com outros monumentos do período comunista, reunir todas as estátuas de Lênin e demais líderes e fundar uma espécie de parque dos heróis abandonados. De acordo com Milov, se todos esses símbolos forem simplesmente destruídos, as próximas gerações não terão oportunidade de vê-los e tirar suas próprias conclusões a respeito desse período.
Saiba mais: