Introdução:- Editorial – por que criar um guia da América do Sul?
- Barbadas & Roubadas;
- Que continente é este;
- Roteiros.
Planejamento:- Pré-planejamento – os objetivos da viagem, os lugares a visitar, com quem viajar, quando ir, quanto dinheiro levar;
- Informações preliminares – formalidades e documentos necessários, como chegar ao seu destino, o que levar na bagagem, serviços de agência de viagem, a importância de um seguro de saúde;
- Informações sobre o continente – diferenças de fuso horário, possibilidades de acomodação, meios de transporte para circular no continente, comunicação via telefone e internet, dicas de saúde e de segurança.
| Países – com informações sobre os 12 países pesquisados:- Conhecimentos gerais – história, geografia, economia e povo.
- Mapas, informações sobre o clima, idioma e entrada no país.
- Serviços e informações do país – DDI, feriados e festas populares, fuso, gorjetas, representações diplomáticas, telefones de emergência.
- Informações práticas nas cidades – orientação geográfica, como circular, endereços de albergues, pensões ou hotéis, restaurantes, museus, parques, compras e atrações em geral.
Destaque nos países:- Mapas;
- Mapas das capitais e das principais cidades;
- “Você que colou na escola”: box de fatos importantes e figuras ilustres (Carlos Gardel, Pablo Neruda, Cartagena das Índias e o título de “Ciudad Heroica”, tribo Shuar e redução de cabeças, a exploração da prata e a riqueza de Potosí, etc.).
Glossário: Andinistas, buena onda, efectivo, incaico, peatonal, propina… Tradução de palavras e expressões estrangeiras ou regionais incorporadas ao vocabulário de um viajante. |