BlogAmérica do SulColaboradoresContinentes

05.06.2017

10 atrações no Parque Nacional da Tijuca – Lago das Fadas

Lago das Fadas | Foto: Grazi Calazans

 

Por Grazi Calazans

 

O Lago das Fadas é um dos recantos mais bonitos da Floresta da Tijuca. A atração é recomendada para toda a família, pois o acesso ao Lago é bem simples: basta seguir a estrada asfaltada dentro da Floresta, em direção ao Bom Retiro. Desde o pórtico da Floresta, na Praça Afonso Viseu, até o Lago, são cerca de 3km.

 

Confira as outras atrações no Parque Nacional da Tijuca! 
Entre elas o Morro do Anhanguera e o Bico do Papagaio.

 

A paisagem do lugar remete mesmo a contos de fadas: um lago de água esverdeada com imensos eucaliptos que “brotam” do meio da água, dando ao ambiente uma atmosfera mágica. As árvores foram plantadas antes de Auguste François Marie Glaziou, botânico francês, fazer o projeto paisagístico do lugar, no século XIX, e deixar submersas as raízes das árvores. Glaziou era conhecido como paisagista do Império e projetou os jardins da Quinta da Boa Vista, reformou os jardins do Campo de Santana e do Largo do Machado, entre outros pontos do Rio, entre as décadas de 1860 e 1890.

 

Nos arredores, bancos feitos com troncos de árvores caídas na região, convidam para um descanso de contemplação. Também há uma área de lazer ao lado do Lago, onde é possível fazer um piquenique e desfrutar das sombras das árvores com a natureza exuberante ao redor.

 

Como chegar

 

O Lago das Fadas encontra-se no setor Floresta da Tijuca, no Alto da Boa Vista. Para chegar até o portão de entrada, na Praça Afonso Viseu, existem duas linhas de ônibus: 301 (Rodoviária x Alvorada) e 302 (Rodoviária x Recreio), ambas têm ponto bem em frente ao Parque, nos dois sentidos. Ou seja, você pode pegar tanto vindo da Zona Oeste (Recreio e Barra da Tijuca, onde fica o terminal Alvorada), quanto vindo da Zona Norte (Rodoviária, passando pelos bairros do Maracanã e Tijuca). Basta descer na Praça Afonso Viseu e você logo avista a entrada do Parque, aí é só seguir as indicações das trilhas, que são, aliás, muito bem sinalizadas.

 

Lago das Fadas | Foto: Grazi Calazans

 

Você também pode optar por ir de carro (próprio, alugado ou táxi) e estacionar ou descer ao lado do lago. Há vias asfaltadas por todo o Parque onde o acesso motorizado é permitido. Essa opção, no meu ponto de vista, tira um pouco da magia de imersão na Floresta, mas é uma hipótese para quem tiver pouco tempo ou menos disposição para enfrentar a caminhada inicial.

 

Horário de Funcionamento

 

Diariamente das 8h às 17h (até 18h no horário de verão).

 

Infra-estrutura

 

O setor da Floresta da Tijuca tem toda uma infra-estrutura para os visitantes. Há banheiros públicos espalhados pelo Parque, pontos de informação e muitas placas informativas. Na Praça Afonso Viseu existe um restaurante clássico, o Bar da Pracinha, onde você pode fazer uma saborosa refeição depois de aproveitar o dia na Floresta. No largo da Cascatinha, logo na entrada do Parque, há uma lojinha de souvenirs onde você pode adquirir lembranças da Floresta e da Cidade Maravilhosa.

 

Respeite o meio ambiente!

 

O Parque Nacional da Tijuca é um lugar incrível, que abastece o Rio de Janeiro com suas águas, além de ser o habitat de diversas espécies. É importante respeitarmos o ambiente com atitudes simples como levar o nosso lixo, não arrancarmos espécies da flora, não fazermos atalhos para evitar o risco de erosões e não utilizarmos produtos químicos, como sabonetes e xampus, nos banhos de cachoeira. O uso consciente de espaços públicos e naturais ajuda a manter estes espaços sempre especiais para todos nós!

 

Compartilhe por aí

Sobre o autor

Rolar para cima