A lista de países mais visitados do mundo, divulgada semana passada, já é um pouco previsível, mas e os países que menos recebem turistas? Elaboramos a lista dos dez países menos visitados no mundo em 2013 de acordo com as informações da Organização Mundial de Turismo.
10º Moldávia, Europa, 96.000 visitantes
Antigo território da União Soviética, a Moldávia é o país mais pobre da Europa e apresenta o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mais baixo do continente. A economia do país depende muito da agricultura e o vinho é o principal produto de exportação.
09º Serra Leoa, África, 81.000 visitantes
Situado na África Ocidental, a Serra Leoa tem ocupado as manchetes dos jornais devido à epidemia do vírus ebola que tomou conta do país nas últimas semanas. A maioria dos países da África não possuem dados oficiais sobre número de turistas, mas, de acordo com os poucos dados da Organização Mundial de Turismo, a Serra Leoa é o menos visitado do continente e o 9º menos visitado no mundo.
08º Dominica, América Central, 78.000 visitantes
Geologicamente falando é a ilha mais nova do Caribe, tem “somente” 26 milhões de anos. A Dominica se tornou independente do Reino Unido em 1978 e desde então o turismo tem sido uma das principais fontes de renda do país. O Morne Trois Pitons National Park, Patrimônio Mundial da Unesco desde 1997, é um dos parques mais importantes do país, ocupa uma área de 17 mil hectares que inclui montanhas, lagos e gêiseres. (Não vale confundir Dominica com a República Dominicana).
07º Timor-Leste, Ásia, 78.000 visitantes
O Timor Leste se tornou independente de Portugal somente em 1975, mas só deixou de ser considerado território português pela ONU em 1999! O país é repleto de belezas naturais – praias paradisíacas e enormes florestas tropicais. O fato de o país falar português pode servir como incentivo para incluir o país em roteiro de viagem pela Ásia.
06º São Vicente e Granadinas, América Central, 72.000 visitantes
O país é formado por 32 ilhotas e uma ilha principal onde está a capital, Kingstown. São Vicente e Granadinas se tornou independente do Reino Unido em 1979, mas segue pertencendo a Comunidade de Nações, organização intergovernamental formada por países anteriormente pertencentes ao Império Britânico. É mais um daqueles destinos paradisíacos, mas ainda pouco explorados.
05º Anguilla, América Central, 69.000 visitantes
Anguila, pequeno território britânico ultramarino, é um dos destinos caribenhos ainda pouco conhecidos no mundo. Isso não quer dizer que seja mais barato viajar para lá do que para outros lugares do Caribe; na verdade Anguilla é um destino de luxo e depende muito do turismo.
04º Liechtenstein, Europa, 60.000 visitantes
O principado situado entre a Áustria e a Suíça é um dos menores e mais ricos países do mundo. Embora esteja situado nos Alpes, em uma região bem acessível da Europa, aparentemente o país é lembrado mais como paraíso fiscal do que como possível destino de viagem.
03º Montserrat, América Central, 7.000 visitantes
O vulcão Soufriere Hills, que desde o século XVI não entrava em erupção, despertou em 1995 e em 1997, destruindo a capital do país, Plymounth, e forçando boa parte dos moradores a abandonar a ilha. Hoje Montserrat tem cerca de 5 mil habitantes e a maioria deles está na parte noroeste da ilha, o mais longe possível do vulcão.
02º Niue, Oceania, 7.000 visitantes
O pequeno estado insular associado à Nova Zelândia tem hoje apenas 1.600 habitantes. Os altos índices de emigração, principalmente para a Nova Zelândia, têm preocupado o país. Em 2003, a remota ilha no Pacífico foi o primeiro país no mundo a disponibilizar acesso à rede wi-fi gratuita a todos os seus habitantes.
01º Kiribati, Oceania, 6.000 visitantes
O Kiribati é um conjunto de pequenas ilhas na região da Micronésia e da Polinésia, no meio do Oceano Pacífico. Com pouco mais de 100 mil habitantes, é o primeiro país no mundo a mudar de ano devido ao fuso horário (UTC +15). Em função do isolamento geográfico, há poucos voos regulares para o país, somente dois por semana, via Havaí e via Fiji.