Por Lívia Auler
As Montanhas Rochosas, mais conhecidas pelo nome em inglês Rocky Mountains, ou apenas Rockies, consistem em uma cordilheira que segue por mais de 4.800 quilômetros, compreendendo a região oeste do Canadá e dos Estados Unidos. Para contemplar as maravilhas que a natureza local oferece, existem Parques Nacionais em diversas localidades. Aqui, as informações serão especificamente sobre o Parque Nacional de Banff, no estado de Alberta, Canadá.
Banff é uma cidade linda e aconchegante que fica dentro do Parque Nacional e é o ponto de partida para diversos tours e aventuras que a região oferece. É uma cidade pequena e turística, então, logo ao chegar, é possível achar várias agências para programar os passeios. Eu fiz o pacote com a Discover Banff Tours, a qual recomendo.
É importante destacar que os passeios que indico foram feitos no inverno, no auge da neve. Durante a primavera e verão, as atividades e, especialmente, as paisagens são completamente diferentes (é até interessante ver fotos na internet, para ver a impressionante diferença, por exemplo, do Lake Louise).
Lake Louise
É um grande lago entre enormes montanhas e, quando não tem neve, a água é incrivelmente verde. Como fui no inverno, a única coisa que pude ver foi uma paisagem imensamente branca, com apenas alguns pontos pretos/coloridos (que eram as árvores ou pessoas). O que não deixa de ser uma paisagem interessante. O local oferece, além de um resort, diversas atividades como: ski, sleigh rides (carruagem puxada por cavalos), snowshoeing e dog sledding (falo sobre a experiência do dog sledding em outro post aqui).
Marble Canyon
Fazer snowshoeing, que é uma caminhada na neve com um “calçado” especial, na paisagem exótica do Marble Canyon, foi uma ótima experiência. Estava tudo coberto de neve mas havia boa visibilidade e temperatura agradável. Um passeio recomendado para quem quer vivenciar uma forma diferente de caminhada na neve e, ainda, apreciar uma excêntrica paisagem.
Johnston Canyon
Este é outro cânion belíssimo que vale a pena ser visitado. Durante a caminhada, que dura aproximadamente duas horas, é possível ver diversas cachoeiras congeladas (que são mágicas!). Enfim, é um contato com a natureza de uma forma bem diferente do que nós, que moramos no Brasil, estamos acostumados a vivenciar. Também é possível fazer uma caminhada noturna (mas é um passeio diferente, com outro custo).
Snowmobile
As famosas “motos de neve” são uma grande pedida para os aventureiros de plantão. A trilha da chamada Paradise Basin consiste em subir e descer aproximadamente 400 metros de uma montanha. Segundo a agência, é uma pista de nível médio; mas depois de ter feito, sugiro: para a primeira vez, o melhor é escolher a pista mais fácil.
Acredito que para inexperientes, como era meu caso, é um tanto assustador no início (especialmente quando tu estás dirigindo sozinha, sem o passageiro de trás, e tem pouco peso). Além disso, pode ser perigoso — é preciso pagar um seguro para fazer o passeio, caso aconteça algum acidente.
Portanto, recomendo o snowmobile apenas para quem gosta daquele “friozinho na barriga” e esteja disposto a se arriscar um pouquinho. Mas, o que posso garantir, é que a adrenalina fica a mil e a sensação vale a pena! Dica: a empresa que faz o snowmobile é a Toby Creek Adventures. Como é um passeio caro, talvez se for marcado diretamente com eles o preço pode melhorar.
Como chegar a Banff
Trem: É considerado um passeio belíssimo e uma experiência incrível, especialmente por causa da paisagem. Porém, o preço é bastante alto e os horários (principalmente no inverno) bastante limitados. As principais empresas que atuam na área são: Via Rail e Rocky Mountaineer.
Carro: Alugar um carro é, provavelmente, uma ótima opção para a primavera e o verão, pois é possível contemplar a paisagem com mais calma e ir parar onde quiser. Mas, no inverno, não é uma opção muito recomendável; principalmente para quem não é acostumado a dirigir na neve.
Ônibus: A opção mais barata, porém não a mais confortável. De Vancouver a Banff são aproximadamente 13h de viagem. A principal empresa de ônibus é a Greyhound, que, comprando antecipadamente a passagem, custa entre 100 e 150 dólares canadenses. Também existem as excursões de ônibus (geralmente com o pacote de passeios e estadia fechados); algumas empresas que fazem este tipo de passeio são: Brewster e Discover Canada Tours.
Avião: A melhor opção para quem quer chegar nas Rockies o quanto antes. É preciso pegar um voo até o aeroporto de Calgary (Vancouver a Calgary é 1h30min de viagem) e, para chegar até Banff, pegar mais um shuttle (em 2013, o valor era 59 dólares canadenses) que dura aproximadamente 2h. A Air Canada é uma ótima opção, mas existe também a possibilidade de ir com a Westjet.