Por Pedro Henrique Tavares
Você certamente já deve estar cansado de ouvir falar sobre Paris nas publicações especializadas em viagem. Mas espere, esta cidade tem muito mais a oferecer além de pontos turísticos como a Torre Eiffel e o Museu do Louvre. São, inclusive, atrações gratuitas e que colocam o visitante em maior contato com o cotidiano da cidade.
Em outros tempos, uma estação ferroviária cruzava a Praça da Bastilha, no 12eme arrondissement de Paris. Atualmente, o local tem a Opera Bastille. A estrutura que mantinha os trilhos do trem, contudo, foi mantida, e hoje abriga a Promenade Plantée – também conhecida como Coulée Verte – , uma grande passarela com 4,5km de extensão e diversas áreas verdes.
Na Bastilha, embaixo da Promenade, o turista ainda pode aproveitar para conhecer o Viaduc des Arts, um conjunto de lojas voltadas para o artesanato.
A melhor maneira de chegar por lá, como em quase todas as atrações parisienses, é de metrô. Desça na estação Bastille (linhas 1, 5 e 8) e saia pela Rue de Lyon, do lado direito da Opera Bastille. Na sequência, à esquerda, começa a Avenida Dausmenil e o Viaduc des Arts.
Jardin de Reuilly
O passeio na Promenade Plantée conta com uma grande quantidade de parques, entre eles o Jardin Hector-Malot, o Square Charles-Péguy e o Jardin de Reuilly, que fica ao final do caminho. Com mais de 15 mil metros quadrados, o Jardin de Reuilly é uma atração mais nova em Paris: foi criado em 1995. A empreitada é mais um exemplo de como Paris vem investindo em grandes espaços de lazer para a população. Se quiser ir direto para o jardim, anote a estação de metrô: desça em Montgallet, na linha 8. Você irá sair na Rue de Reuilly. Pegue a esquerda na Rue Jacques Hillairet e caminhe até o parque.