Basta olhar para o mapa para perceber que o território do país é completamente contornado por rios ou mar. A faixa que vai de Montevidéu a Chuy compreende as principais e mais interessantes praias do Uruguai; essas localidades pertencem a três departamentos: Canelones, Maldonado e Rocha.
Saiba mais sobre o Uruguai:
Por aqui encontram-se balneários agitados, praias desertas, zonas urbanizadas, matas nativas, hotéis luxuosos, vilarejos de pescadores, paisagens rochosas, grandes dunas. Tamanha diversidade torna o litoral do Uruguai uma das regiões mais atrativas da América do Sul.
Entre destinos conhecidíssimos e outros nem tanto, separamos dez das melhores praias do Uruguai para você conhecer. Pode ser em uma única vez, ou em diversas viagens, de modo que você possa aproveitar cada uma delas sem pressa.
Como viajar de carro pelas praias do Uruguai
A melhor maneira de conhecer as praias do Uruguai é viajando de carro. Fora a autonomia, estar motorizado apresenta outras vantagens, como os curtos trajetos e as boas condições das estradas. Para quem está acostumado às longas distâncias do Brasil, é um deleite saber que, de uma ponta a outra, entre as dez praias aqui citadas, são apenas 316 Km – apenas 4h de viagem.
As indicações aqui são para quem segue viagem de carro a partir de Montevidéu, mas fazer esse trecho no sentido contrário é perfeitamente possível – e bastante comum, especialmente para quem mora no sul do Brasil. Se estiver utilizando veículo próprio, lembre-se que é obrigatório portar o seguro Carta Verde.
Entre Atlántida e Piriápolis (55 Km), o percurso a seguir é pela Ruta Interbalneária; de Piriápolis a Punta del Este (40 Km), e de Punta del Este a José Ignácio (31 Km), a viagem é pela Ruta 10. De José Ignacio a La Paloma (86 Km), uma interrupção na Ruta 10, em função da Laguna Rocha, obriga o viajante a fazer um desvio pelas Rutas 9 e 15, para, depois, voltar à Ruta 10.
De La Paloma a Cabo Polonio (49 Km), e de Cabo Polonio a Valizas (13 Km), os trechos continuam sendo pela Ruta 10. De Valizas a Punta del Diablo (57 Km), deve-se trocar de estrada: sair da Ruta 10, seguir por um pequeno trecho da Ruta 16, e, na altura da cidade de Castillos, tomar a Ruta 9. Por fim, de Punta del Diablo a Santa Teresa (9 Km), o percurso segue pela Ruta 9. Daqui, já se está a apenas 37 Km do Chuy e da fronteira entre Brasil e Uruguai.
Como viajar de ônibus pelas praias do Uruguai
Os não-motorizados não precisam descartar a possibilidade de realizar essa viagem. Normalmente os balneários têm ligação entre si ou com a maior cidade do entorno – para ir de José Ignacio a La Paloma, por exemplo, talvez você tenha que voltar a Punta del Este.
Alguns dos ônibus que percorrem as praias do Uruguai são aqueles que param em cada cidadezinha, o que justifica o fato de uma viagem de Montevidéu a Cabo Polonio (260 Km) levar até 5h. Confira as indicações sobre como chegar de ônibus nas informações de cada praia aqui citada.
Atlántida
Principal balneário do departamento de Canelones, Atlántida é uma cidadezinha tranquila, tipicamente familiar, de ruas amplas e bem urbanizadas. As praias são simpáticas, e o rio aqui tem mais cara de rio (e não de mar) do que em outros lugares próximos. Ajudam no turismo a boa infraestrutura e as opções de passeio e lazer.
Como chegar a Atlántida de ônibus:
- De/para Montevidéu: 1h de viagem; passagem $80
Piriápolis
Um charme europeu envolve Piriápolis. O calçadão da Rambla exibe um gradil similar aos que podem ser vistos na Riviera Francesa e vários prédios da cidade, como o Argentino Hotel, poderiam ser perfeitamente encontrados em países do Velho Continente. Nos arredores, vários morros – que propiciam vistas excelentes – dão uma atmosfera diferenciada (quase um ar de montanha). Fica fácil entender porque a população aqui quase dobra no verão.
Como chegar a Piriápolis de ônibus:
- De/para Montevidéu: 1h30 de viagem; passagem $190
- De/para Punta del Este: 50 min de viagem; passagem $92
Punta del Este
A rica diversidade de programação é que o torna Punta del Este um dos balneários mais badalados da América do Sul. Nessa cidade de 10 mil habitantes, situada entre o Oceano Atlântico e o rio da Prata, não falta o que fazer, afinal, há praias agitadas e calmas, de mar doce e salgado, além de bons restaurantes, museus inspiradores, casos de jogos, campos de golfe, zonas de compras e muito mais.
Como chegar a Punta del Este de ônibus:
- De/para Montevidéu: 2h de viagem; passagem $266
- De/para Porto Alegre: 9h de viagem; passagem R$197/250 (semi-leito/leito)
José Ignacio
A atmosfera chique domina José Ignacio – nas casas elegantes, pertencentes à elite do Uruguai e da Argentina, nos hotéis estilosos com diárias que chegam às estrelas, nas galerias de arte que abrem durante o verão. O balneário tem apenas 330 habitantes, número que, claro, aumenta bastante no verão, mas não chega aos milhares como em outras praias.
Como chegar a José Ignacio de ônibus:
- De/para Montevidéu: 3h30 de viagem; passagem $330
- De/para Punta del Este: 50min de viagem; passagem $92
La Paloma
Com seu jeito de cidadezinha familiar, La Paloma tem muitos fãs. Os espaços das três praias (Los Botes, El Cabito e La Balconada) são compartilhados por pescadores, banhistas e surfistas – as ondas de La Paloma estão entre as melhores do Uruguai, e não à toa existem aqui muitas escolas voltadas à pratica desse esporte. Entre agosto e outubro, quem às vezes dá as caras pela praia é a baleia-franca-austral.
Como chegar a La Paloma de ônibus:
- De/para Montevidéu: 3h30 de viagem; passagem $453
- De/para Chuy: sem ônibus direto, o ideal é ir até Rocha (30min; $75) e de lá tomar outro coletivo até a fronteira com o Brasil
La Pedrera
O povoado é basicamente uma rua principal, a Avenida Rocha, que desemboca na rambla, a via beira-mar. Do alto de um barranco dessa via costeira, se tem uma das paisagens litorâneas mais bonitas do Uruguai. Tamanha beleza, aliada a ondas boas para o surfe, tornou La Pedrera um balneário privilegiado, frequentado em sua maioria por jovens ou veranistas bem de vida. No verão, agito certo: em janeiro, um festival de rock, e, em fevereiro/março, o Carnaval.
Como chegar a La Pedrera de ônibus:
- De/para Montevidéu: 4h de viagem; passagem $472
Cabo Polonio
Não há muitas praias como essa: isolada por dunas, sem circulação de carros, sem energia elétrica. E essa tranquilidade, um escape da civilização e da tecnologia, é o que tem atraído cada vez mais turistas de todo o mundo. Cabo Polonio é uma ponta com duas praias (a Playa Sur e a Playa de la Calavera) e um conjunto de rochas habitada por uma significativa comunidade de lobos marinhos.
Como chegar a Cabo Polonio de ônibus:
Mesmo que você venha de carro, precisará deixa-lo em um estacionamento na entrada da localidade e tomar uma das “jardineiras” ($200) que, num percurso de 30min, levam até a praia.
- De/para Montevidéu: até 5h de viagem; passagem $530
- De/para Chuy: 3h de viagem; passagem $183
Valizas
Discreta praia de areia branca e fina, Valizas guarda uma riqueza desconhecida por muitos: um dos mais importantes jogos de dunas do continente sul-americano, com aproximadamente 40km² de área. Para chegar a esses grandes blocos de areia, ao sul do balneário, é preciso cruzar um arroio, o que pode ser feito a pé, a nado ou de barco. Encarando a travessia chega-se a Cabo Polonio.
Como chegar a Valizas de ônibus:
- De/para Montevidéu: 5h de viagem; passagem $560
- De/para Chuy: 2h30 de viagem; passagem $165
Punta del Diablo
Talvez nenhum balneário uruguaio tenha crescido tanto na última década como este povoado. Originalmente um vilarejo de pescadores frequentado por hippies, Punta del Diablo se converteu num dos destinos costeiros mais populares desde a outra Punta, a del Este. O que atrai tantos visitantes a esse balneário são suas praias de areia fina e pontas rochosas e suas casinhas coloridas.
Como chegar a Punta del Diablo de ônibus:
- De/para Montevidéu: 4h-4h30 de ônibus; passagens $572
- De/para Chuy: 1h de ônibus; passagem $65
- De Punta del Este: 3h30 de ônibus; passagem $325
Santa Teresa
Eis uma atração três em um. Por aqui há um parque, uma praia e um forte. A Fortaleza de Santa Teresa, erguida em 1762, hoje sede de um museu militar, está aberta à visitação. A vegetação abundante que circunda a construção se converteu no Parque Nacional de Santa Teresa, bastante agradável para conhecer por meio de trilhas. Mais abaixo estão as praias, de larga faixa de areia, dunas baixas e vegetação extensa.
Como chegar a Santa Teresa de ônibus:
- De/para Montevidéu: 4h30 de viagem; passagem $580
- De/para Chuy: 35min de viagem; passagem $50