Por Victória Silva
Turistas que optam pela cidade de Santos, no litoral de São Paulo, podem conhecer uma série de atrações que não ficam restritas apenas à orla. A cidade, que foi escolhida como sede oficial de treinos da Seleção Mexicana na Copa do Mundo de 2014, encanta os amantes do sol, esportes, cultura e de boas lembranças.
Um dos marcos da cidade são os jardins, consagrados como a maior área verde do mundo situada em uma orla. Em 7km, turistas encontram atrativos como o Aquário Municipal, onde vivem milhares de animais marinhos em um habitat recriado, o Deck do Pescador, a Laje de Santos, conhecida como o melhor ponto de mergulho do estado de São Paulo, além do Museu do Mar, do Museu da Pesca e do Museu Marítimo.
Ao andar pelo Centro Antigo, é possível ter uma verdadeira aula de história do Brasil. O passeio pode ser feito por meio do bondinho histórico, que o torna ainda mais propício ao cenário apresentado. A rota, que sai da Praça Mauá, proporciona ao turista conhecer os edifícios do Centro Histórico. Há paradas no Outeiro de Santa Catarina, marco da fundação da Vila de Santos, e no Palácio Saturnino de Brito, sede da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – deste ponto também dá para chegar ao Complexo Turístico do Monte Serrat, cujo topo oferece uma visão de 360º da cidade. A viagem continua com mais de 40 pontos.
Aos amantes de futebol, além da Vila Belmiro, estádio do Santos Futebol Clube, há o Ulrico Mursa, sede da Portuguesa Santista. Mas a atração mesmo fica por conta do Memorial das Conquistas do Santos FC. O museu tem mais de 300m², que levam os visitantes a uma verdadeira viagem, permitindo que toda a história do time seja retratada. Os mais de 500 troféus são uma das partes preferidas dos visitantes, que podem ainda conhecer um ambiente destinado exclusivamente ao Rei Pelé. A sala de projeção CineGol faz com que torcedores voltem a vibrar com as jogadas, e que visitantes comuns se apaixonem pelo alvinegro praiano.
Santos também tem morros e feiras de artesanato que não podem deixar de ser visitadas. Há, ainda, passeios de escuna e ônibus linha “Conheça Santos” e “Conheça Santos-Morros”, cuja saída é da Praça das Bandeiras, em Gonzaga.